domingo, 9 de outubro de 2011

Seminário de Reflexão e Memória da Cultura Afrobrasileira - PUC/RJ

Envio de Resumos - Seminário de Reflexão e Memória da Cultura Afrobrasileira - Até o dia 10/10/2011


O prazo para para submissão de resumos a serem apresentados nos Grupos de Trabalho GT's) do Seminário de Reflexão e Memória da Cultura Afrobrasileira a ser realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2011, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O tema deste ano será “O Ano Internacional dos Afrodescendentes e a Resistência Política dos Negros no Brasil de Zumbi dos Palmares a Abdias Nascimento”.

Maiores informações através do endereço: http://seminarioafro2011pucrio.blogspot.com/

As inscrições são gratuitas!
Prazo para submissão de resumos até o dia 10/10/11
Divulgação do Resultado dos Trabalhos Aprovados: 15/10/11

Ementa dos Grupos de Trabalho:

GT1 - Políticas Públicas e Questão Racial
Coordenadora: Profa. Ms. Ana Helena Passos (Doutoranda PPGSS PUC-Rio)
O profundo processo de transformação pelo qual o Brasil redemocratizado vem passando engloba uma séria de políticas públicas voltadas para promoção de igualdade racial. Tais políticas estão intimamente ligadas ao legado e à luta diária, no presente, dos movimentos sociais negros. Como acentua o sociólogo Antonio Sérgio Guimarães é a partir de uma bandeira unificada pela luta de combate ao racismo que os movimentos negros trazem para cena brasileira atual uma agenda que alia política de reconhecimento (de diferenças raciais e culturais), política de identidade (racialismo e voto étnico), política de cidadania (combate à discriminação racial e afirmação dos direitos civis dos negros) e política redistributiva (ações afirmativas ou compensatórias). É no sentido de entender e problematizar essas políticas que se enquadra nosso Grupo de Trabalho.

Dito isso, o objetivo deste grupo está em acolher e conjugar as mais diversas produções de conhecimento e intervenções que tratem desta temática bem como discutir as políticas públicas já implementadas pelas distintas esferas do Governo brasileiro no desejo de promover um diálogo que segue de encontro com as agendas políticas envolvidas com a busca por promoção de igualdade e pela luta antirracista.

GT2 - Educação das relações étnico-raciais: a lei 10.639/2003
Profa. Ms. Antonia Ceva (REDEH / Doutoranda PPGSS PUC-Rio)
A Lei nº 10.639/03 insere a temática da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana no currículo das instituições oficiais de ensino. É uma Lei Federal, ou seja, contempla todo o território brasileiro e é obrigatória, tendo em vista resgatar a história e a memória dos povos africanos escravizados no Brasil. Para tanto, a proposta é enfatizar a luta dos negros e das mulheres negras, bem como a resistência do período da escravidão, destacando lideranças deste período e da pós-emancipação. Nossa proposta com este GT é discutir o alcance e os limites da Lei 10.639/03, tendo em vista que o mito da democracia racial (um dos grandes entraves da luta contra o racismo) se encontra presente no imaginário da população brasileira, sobretudo, nos livros didáticos e, também, trazer expeirências concretas de implementação da Lei 10.639/03 nas insituições de ensino superior e na educação básica.

GT3 - Racismo Institucional e Sistemas de Justiça
Coordenador: Prof. Ms. Ilzver Matos de Oliveira (UNIT / Doutorando PPGD PUC-Rio)
O Grupo de Trabalho busca promover intercâmbios entre pesquisadores e militantes sociais de diversas áreas do conhecimento, que discutem e refletem nos seus trabalhos sobre o conceito de Racismo Institucional e sobre as estratégias de percepção e superação das práticas institucionais racistas reproduzidas naturalmente ao longo dos séculos, notadamente dentro do Sistema de Justiça brasileiro (Delegacias, Ministério Público, Tribunais, entre outros). Neste sentido, o presente GT objetiva reunir trabalhos científicos que possam traçar um panorama desse debate no Brasil e que contribuam para a construção de novas práticas institucionais, sintonizadas com a necessidade de se reconhecer o racismo como um dos problemas mais graves, persistentes e desumanizantes no nosso país e com o dever de se promover mecanismos de garantia dos direitos étnicos-raciais no Brasil.

GT4 - Patrimônio, Territórios e Memória Afrobrasileira: processos identitários contemporâneos
Coordenadora: Profa. Ms. Lady Christina de Almeida (NIREMA PUC-Rio)
O presente GT busca compreender as novas relações estabelecidas entre território, memória, identidade e patrimônio advindos das novas dinâmicas na contemporaneidade, no momento em que a identidade torna-se instrumento de ação política, apropriada pelos movimentos sociais que utilizam esse discurso como estratégia para obtenção de conquistas políticas e sociais efetivas e reconhecimento institucional na formulação de políticas de identidade. Assim, como a construção e fortalecimento das identidades contribuem para reconstrução da memória e para ressignificações de território e patrimônio? Neste GT pretendemos reunir trabalhos e discussões que tratam a memória sobre suas várias dimensões, que reflitam sobre o patrimônio como imagens construídas em modalidades de expressão escritas, além de visuais e espaciais. Buscamos aqui também entender as narrativas acerca dos movimentos, das territorialidades como experiências que demarcam a legitimidade do passado re-contado no presente como justificativa de sua existência e afirmação de identidades e suas relações com o poder.

GT5 - Gênero, Raça e Sexualidade
Coordenadora: Profa. Ms. Vanessa do Canto (Doutoranda do PPGD PUC-Rio)
Nos últimos anos, as pesquisas sobre gênero, raça e sexualidade têm sido ampliadas sob a perspectiva da interseccionalidade que se constitui em um conceito importante para as investigações críticas sobre as múltiplas formas de produção e manifestação da subjetividade nas sociedades contemporâneas. No Brasil, tem sido útil para a compreensão das peculiaridades relativas às formas de manifestação do racismo e seus efeitos agravados quando aliados à discriminações baseadas no gênero e na sexualidade. Neste sentido, o presente Grupo de Trabalho tem por objetivo constituir um espaço de interlocuções interdisciplinares no qual possam ser compartilhadas as reflexões oriundas de pesquisas relacionadas à ação política feminista e dos movimentos de mulheres, bem como sobre políticas públicas que tenham por finalidade o enfrentamento das desigualdades decorrentes de discriminações baseadas no gênero, raça e/ou sexualidade nos diferentes espaços da sociedade. Dessa forma, serão bem vindos trabalhos ligados a distintas correntes teóricas que permitam ampliar e aprofundar os debates sobre os temas propostos.

GT6 - Religiosidade Afrobrasileira e Intolerância Religiosa
Coordenadora: Mãe Flávia Pinto (Casa do Perdão)

GT7 - Racismo, Multiculturalismo e Reconhecimento
Coordenadora: Profa. Ms. Thula Pires (PUC-Rio)
O Grupo de Trabalho Racismo, Multiculturalismo e Reconhecimento pretende acolher as reflexões e críticas de pesquisadores, pesquisadoras e ativistas que enfrentam o racismo, nas suas mais variadas formas de expressão, a partir do referencial teórico da Teoria do Reconhecimento e do Multiculturalismo. As demandas por respeito, além de redefinirem os papéis na seara econômica e política, permitem, ainda, redimensionar a importância simbólica das tradições e da cultura negra no Brasil. Busca-se, primordialmente, debater a racialização da sociedade brasileira e do sistema de privilégios decorrentes de sua naturalização a partir do enfrentamento das conseqüências do falso reconhecimento ou da sua total ausência na conformação das Identidades.

Realização:
PUC-Rio

Apoio:
Centro de Ciências Sociais
Departamento de Direito
(Núcleo de Estudos Constitucionais e Núcleo de Direitos Humanos)
Departamento de Serviço Social
Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA)
Comissão Organizadora:
Profa. Ms. Thula Pires (PUC-Rio)
Vanessa do Canto (Doutoranda do PPGD PUC-Rio)

Nenhum comentário: