quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lia Vieira - "Só as mulheres sangram" (lançamento RJ)

LANÇAMENTO DE LIA VIEIRA NO RIO DE JANEIRO


A Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev-RJ convida para o lançamento do livro

“Só as Mulheres Sangram”
(Editora Nandyala, 2011)

30/09/2011, sexta-feira, a partir das 18h30
Auditório do Sindsprev-RJ
Rua Joaquim Silva, 98-A - Lapa (atrás da Sala Cecília Meirelles)
Informações: (21)3478-8241 ou 3478-8200


LIA VIEIRA
Escritora e doutoranda em Educação pela Universidade de Havana (CUBA), tem experiência na formação de professores para a diversidade racial, movimentos sociais e educação, relações raciais, diversidade cultural e gênero. É pesquisadora pela ASPECAB- Associação de Pesquisa da Cultura Afro-Brasileira, organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1989, cuja equipe multidisciplinar vem atuando na mobilização e articulação de mulheres, adolescentes e meninas negras em torno de temas e ações que propiciem o combate ao racismo e ao sexismo. Vem elaborando, ao longo deste tempo, um programa de formação e informação de mulheres, adolescentes e meninas negras, através de cursos, seminários, publicações e vídeos.

OBRA INDIVIDUAL:
Chica da Silva – a mulher que inventou o mar. Rio de Janeiro: produtor Editorial Independente, 2001.
Eu, mulher – mural de poesias. Niterói/Rio de Janeiro: Edição da autora, 1990.

OBS.: Além de sua produção individual, LIA VIEIRA tem inúmeros textos publicados em antologias, bem como em livros técnicos e acadêmicos.

SAIBA MAIS SOBRE LIA VIEIRA:
- Como contribuição na luta anti-racista, foi colaboradora do mandato do vereador WALMIR GARCIA, quando ajudou a consagrar a lei do 20 novembro como DIA CÍVICO MUNICIPAL, em Niterói.
- Foi uma das entidades que ajudou a formular o processo da Criação do Conselho de Defesa do Negro no município de Niterói.
- Participou da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Niterói.
- Integrou, por 4 anos - 1994 a 1998 -, o CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER - CEDIM, com relevantes contribuições e assessoramento às Políticas Públicas para as Mulheres na questão étnico -racial.
- Foi laureada com MOÇÃO de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade negra pela vereadora SATIE MIZUBUTI em 1988, Niterói - RJ, pelo vereador WALMIR GARCIA em 1990, Niterói - RJ, pelo deputado CARLOS COREA em 2001 e pelo COMDEDINE - Conselho Municipal dos Direitos do Negro em 2005.
- A convite do governo brasileiro, fez parte da delegação para a Conferência contra a Discriminação Racial , a Xenofobia e Outras Formas de Intolerância - 2001- Durban - África do Sul .
- Tem investigado a relação Gênero/Raça/Etnia num contexto em que busca redefinir as identidades socioculturais na multiétnica sociedade contemporânea.
- Fez parte da Comissão de Preparação do PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, no programa Diversidade e Inclusão para implementação da Lei 10.639-03 - para o Ensino de História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
- Integra o CEDINE - Conselho Estadual dos Direitos do Negro,como personalidade de Honra, fazendo parte da COMISSAO PERMANENTE de TRABALHO, EMPREGO E RENDA.

NANDYALA Editora (Africanidades, Gênero, Educação e Sustentabilidade)
Av. do contorno, 6.000 – Loja 01 – Savassi
30110-060 - Belo Horizonte – MG
(31)3281-5894 ou atendimento@nandyalalivros.com.br

Nenhum comentário: