segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Marcia Regina da Silva – A Lenda da Pemba (livro)


Marcia Regina da Silva – A Lenda da Pemba
Por Ricardo Riso
Márcia Regina da Silva reescreve uma das mais belas histórias tradicionais oriunda do continente africano e que também se encontra em nossa cultura afro-brasileira, trata-se d’A Lenda da Pemba, título do seu livro infanto-juvenil publicado pela editora paulistana Larousse do Brasil em 2009, compondo a coleção Larousse Junior.

O grande valor da narrativa é abordar a pemba, um pó sagrado utilizado nas religiões afro-brasileiras, e contar a história de um amor impossível entre Mipemba, uma linda jovem negra que morava em um reino da África, e um jovem admirador. Amor impossível em razão das tradições do povo de Mipemba, pois a jovem foi escolhida para ser oferecida aos ancestrais.

O desenrolar da história é recheado de misticismo, sendo comovente o seu final, cabendo aqui ressaltar a condução precisa da narrativa tecida por Márcia Regina da Silva. Ao término da breve história, o pequeno leitor saberá a multiplicidade de usos que o pó sagrado da pemba oferece e as suas virtudes, tais como espalhar o amor, a harmonia e a felicidade entre as pessoas. Características que eram marcantes em Mipemba.

O livro consta de felizes ilustrações de Rosana Paulino, que se inspirou nas máscaras africanas para caracterizar as faces de seus personagens, a cuidadosa representação das vestimentas e seus tecidos bordados com formas geométricas, além das cenas do cotidiano de uma aldeia e de variados símbolos africanos. Os desenhos de Paulino são sucintos, suas formas são simples e sem exageros e sua paleta de cores é reduzida, tornando-os eficientes e um ótimo e agradável acompanhamento à leitura.

A Lenda da Pemba é um eficaz entretenimento para o pequeno leitor e ainda possui a qualidade de descrever um componente essencial da nossa religiosidade afro-brasileira. Um livro que atende aos textos das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, assim como enriquece e ajuda a diversificar a literatura infanto-juvenil de temática afro-brasileira. Trata-se de um excelente resultado alcançado pela parceria Marcia Regina da Silva e Rosana Paulino.


A Lenda da Pemba
De Márcia Regina da Silva
Ilustrações de Rosana Paulino
São Paulo: Larousse do Brasil, 2009

Nenhum comentário: