terça-feira, 19 de janeiro de 2010

José Luiz Tavares - “Cidade do Mais Antigo Nome” (livro)




“CIDADE DO MAIS ANTIGO NOME” DE JOSÉ LUIZ TAVARES JÁ SAIU DA TIPOGRAFIA
Lisboa, 21 Dezembro – Editado pela prestigiada Assírio & Alvim, já está nas bancas “Cidade do Mais Antigo Nome”, de José Luiz Tavares, com larga cópia de fotografias da Cidade Velha do português Duarte Bello. Trata-se de um extenso poemário do mais premiado poeta cabo-verdiano (com importantes prémios que lhe foram atribuídos em Portugal, Brasil e Cabo Verde), actualmente a residir em Portugal. É um cancioneiro heróico, mas onde não falta um certo lirismo, sobre a Cidade Velha, Berço da Nação e hoje Património da Humanidade.

Não é um livro fácil: o verso em linguagem de recorte clássico, num português da melhor água, é por vezes duro e quase chocante, não fugindo (quando necessário e sem disfarce) ao vernáculo. É literatura da melhor qualidade.

Duarte Bello, cujos créditos como fotógrafo estão patentes em diversos álbuns e são pautados por significativas exposições, esteve na Cidade Velha, recolhendo com minúcia milhares de imagens, das quais foi feita criteriosa selecção. Duarte Bello é filho do falecido poeta Ruy Bello.

O poema de José Luiz Tavares foi escrito antes de Cidade Velha ser reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. Depois encalhou por falta de oportunidade de publicação até que a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago se interessou, sensibilizando empresas e Câmaras suas amigas de Portugal. Assim, congraçando apoios, foi possível avançar para esta edição de alta qualidade.

O lançamento do livro chegou a estar previsto para Novembro, em Lisboa (na sede da UCCLA) e em Viseu, aquando da assembleia geral do ForalCPLP. No entanto, atrasos havidos na tipografia inviabilizaram estas apresentações. Agora, a apresentação oficial (lançamento) está marcada para 30 de Janeiro, na Cidade Velha, durante as Festas do Santo Nome. “Cidade do Mais Antigo Nome” será apresentado também no Tarrafal e na cidade da Praia.

Nenhum comentário: