terça-feira, 12 de maio de 2009

Filinto Elísio - LI CORES & AD VINHOS (livro)


“LI CORES & AD VINHOS” é o novo livro de poemas de Filinto Elísio lançado em Lisboa
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/noticias/detail/id/8981/
7-5-2009, 09:40:39 JR, Expresso das Ilhas

O poeta cabo-verdiano, Filinto Elísio Correia e Silva, lançou ontem (quarta-feira, 06), em Lisboa, o seu mais recente livro de poesias, intitulado "LI CORES & AD VINHOS", prevendo ainda a apresentação da obra em Paris (França) a 15 de Maio e, na Cidade da Praia 28 do mesmo mês.

Trata-se do sétimo livro de Filinto Elísio Correia e Silva sendo este "LI CORES & AD VINHOS o terceiro de poesia do autor e que representa "um relatório de vida existêncial do poeta".

Em declarações ao Expresso das Ilhas, em Lisboa, Filinto Elísio, disse que a poesia faz parte da sua trajectória assumindo ser mesmo a sua escrita "essencialmente poética".

"Eu sou essencialmente poeta e desvio-me por vezes pelas crónicas e por outras formas e suportes de escrita", indicou Filinto Elísio que considerou este seu novo trabalho como um livro que marca a sua nova jornada da poética, ou seja, de uma poesia mais madura.

De acordo com o autor, tudo o que esta patente na sua mais recente obra reflecte o seu crescimento e amadurecimento poético.

Lançar o Livro em Lisboa representa para Filinto Elísio uma homenagem a esta Cidade que considerou de Capital da Lusofonia que é também a Cidade de Fernando Pessoa e de Camões.

Para além de Paris e Praia, Filinto quer lançar a sua obra na Cidade do Mindelo, S. Paulo e Brasilia e Luanda Filinto Elísio considera ainda que a sua poesia representa "o seu ver a realidade das coisas, não só realidades cabo-verdianas mas, também, realidades sentidas pelo poeta".

"É uma visão poética das coisas, seja ela, em realidade cabo-verdiana ou não. Não sei se sou chamado poeta cabo-verdiano mas sou um cabo-verdiano que faz poesia", indicou afirmando que quer fazer poesia no sentido mais cósmico do tema".

O autor revelou que já faz alguma incursão pela língua cabo-verdiana, apesar de ainda não ter nada publicado a respeito.

Acrescenta a propósito que faz parte dos seus planos publicar um livro de poemas no crioulo de Cabo Verde e defendeu a oficialização do crioulo em coabitação com a língua portuguesa.

Questionado sobre a sua posição em relação ao Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa que deverá entrar em vigor, brevemente, nos respectivos países, Filinto Elísio considera que independentemente das susceptibilidades que vai desafiar, o Acordo, para ele, vai viabilizar uma escrita mais simplificada em termos de fluidez.

Filinto Correia e Silva, poeta e cronista, nasceu na Cidade da Praia, Cabo Verde. Bibliotecario e Administrador de Empresas de formação tem já publicadas obras como "Do Lado de Cá da Rosa" (Poesia), "Prato do Dia" (Crónica), "O Inferno do Riso" (Poesia), "Cabo Verde, 30 anos de Cultura" (Antologia), "Das Hespérides" (Poesia, Prosa e Fotografia) e "Das Frutas Serenadas"(Poesia). Tem ainda por publicar "Sem Margens" (Crónicas) e "Praiademincidade" (Romance).

Nenhum comentário: