sábado, 31 de janeiro de 2009

SOCIEDADE EM CONSTRUÇÃO: CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA (Livro)

Segue uma ótima dica para auxiliar os educadores na aplicação da Lei 11.645/2008.
Ricardo Riso

SOCIEDADE EM CONSTRUÇÃO: CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA JÁ TÊM LIVROS ESPECÍFICOS

As primeiras publicações que integram totalmente a lei sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na rede de ensino

Chegam ao mercado os dois primeiros livros que contemplam a Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino (pública e particular) a obrigatoriedade do ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Trata-se dos livros Sociedade em Construção - História e Cultura Afro-Brasileira - O negro na formação da Sociedade Brasileira e Sociedade em Construção - História e Cultura Indígena Brasileira - O índio na formação da Sociedade Brasileira, ambos de autoria do jornalista e sociólogo J. A. Tiradentes, em parceria com a mestra em educação pela USP, Denise Rampazzo da Silva.

O diferencial dos livros é que todos os seus 14 capítulos seguem rigorosamente o que estabelece a lei, quanto ao conteúdo programático. Eles tratam dos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

Esses livros oferecem todas as condições necessárias para que os professores trabalhem a temática nas disciplinas que são determinadas pela lei. Ou seja, o conteúdo referente à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros é apresentado neles sob o ângulo que deve ser ministrado no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História brasileiras. "Nós os escrevemos com a lei à nossa frente e sob consulta o tempo todo", afirma Tiradentes.

Segundo ele, os livros atendem a uma reivindicação do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. "Gil dizia que só a Fundação Palmares havia se preocupado em produzir conteúdos sobre o tema, tanto que o nosso livro tem o aval de Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura", diz. E acrescenta que outro diferencial é o formato 2 em 1 (dois livros em um), porém com duas capas específicas, sendo que de um lado está o livro sobre os negros e do outro o de cultura indígena brasileira.

Essa proposta leva em consideração a redução do preço final, de armazenamento e de transporte, cuja economia permite vender dois livros pelo preço de um, segundo a Direção Cultural, a editora que comprou os direitos dos autores e é a responsável pela a impressão e distribuição. Para Tiradentes, esse novo formato beneficia o planeta duplamente: primeiro, porque economiza milhares de árvores para a impressão de dois livros num só exemplar, já que reduz a quantidade de papel da capa, caso fosse impressos separadamente. E, em segundo lugar, porque o livro é impresso com papel reciclado.

A capacitação dos professores é feita por meio de recurso digital. Ou seja, através do método EAD - Ensino a Distância, tendo em vista a parceira firmada entre o editor e o Instituto de Tecnologia, Pesquisa, Gestão e Educação Virtual do Brasil (ITGVBR), que tem como associadas algumas das mais tradicionais instituições de ensino a distância do Brasil. Veja também o site: http://www.livroafrobrasileiro.com.br/


Sobre os autores
João Alves Tiradentes - Nascido em Caldas (mG), em 1952, é sociólogo, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; jornalista, pela Faculdade Cásper Líbero, especializado em economia aplicada pela FGV-SP e com ampla atuação como repórter e editor de economia na grande imprensa brasileira e como correspondente no exterior; e escritor, dentre outros, dos livros "mercado municipal Paulistano 75 Anos, de aromas, cores e sabores" e "otis, 100 Anos no Brasil".

Denise Rampazzo da Silva - Nascida em São Paulo (SP), em 1963, é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP. Trabalha como professora de História há mais de 20 anos, tendo lecionado para alunos dos cursos fundamental, médio e EJA. Consultora autônoma na área educacional.

Serviço
Sociedade em Construção - História e Cultura Afro-Brasileira
Sociedade em Construção - História e Cultura Indígena Brasileira
Autores: J. A. Tiradentes e Denise Rampazzo da Silva
Editora: Direção Cultural
Páginas: 114 e 85
Capítulos: 8 e 6
Formato: 20,5 cm x 27,5 cm
Cor: 4x4
Preço: R$ 38,40

Informações para imprensa
ADS Assessoria de Comunicações
www.adsbrasil.com.br
Marcia Amorim e Samara Busa
E-mails: marciaa@adsbrasil.com.br
samarab@adsbrasil.com.br
Tel: 11. 5090-3033 / 9846-7633
11. 5090-3035 / 9902-3964

Fonte:

Nenhum comentário: