segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Petrillo – Lugares Possíveis

Transcendência poético-pictórica em novos trabalhos confirma a excelência do artista

Compromisso com a pintura, paixão pelas paisagens, poesia em telas com predomínio da horizontalidade das formas em uma parca paleta de cores são o que encontramos ao contemplar as pinturas em grande formato do artista plástico Petrillo (http://www.petrillo.com.br), em sua nova exposição Lugares Possíveis, que ficará até o dia 25/01 no Centro Cultural Correios.

Inspiradas no ambiente incomum do deserto de sal boliviano, as pinturas recentes de Petrillo subvertem a percepção do observador ao explorar os limites da relação figura/fundo e da noção de profundidade. Ao recriar paisagens a partir da questão já clássica da pintura: de transpor a linha tênue entre figuração/abstração, Petrillo constrói uma trajetória poético-pictórica vigorosa, segura e surpreendente, merecedora de grande expectativa a cada nova exposição.

Favorece, nas telas ali apresentadas, o fato de Petrillo captar a transcendência entre a amplidão da paisagem desértica do sal boliviano e o céu, dissipando cores, desconstruindo formas. Com isso, Petrillo traduz o silêncio, o vazio que eleva o espírito. Por suas telas buscamos a paz interior, viajando na sensação de harmonia com uma força superior a nós somente experimentada em lugares ermos, descontaminados da interferência hostil do homem, podem oferecer.

Ricardo Riso

Petrillo – Lugares Possíveis
Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 25 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: