sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Exposição “África?”/UERJ -curadoria Roberto Conduru

Exposição “África?”
14/10/2008

A partir do dia 16, o público poderá conferir a mostra África?, na Galeria Cândido Portinari, da UERJ. A exposição, promovida pelo Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3), reúne diferentes olhos a partir dos temas África e afro-brasilidade. A exposição irá abranger questões como a religião e a arte africanas. Um dos intuitos dessa mostra é abrir o leque de conexões e discussões sobre esse continente exuberante.

"É uma exposição mista ou da multiplicidade. Vamos ter desde esculturas, gravuras, colagem, instalações e também artistas que não estão diretamente enquadrados no circuito das artes. A África é uma grande questão. Ao mesmo tempo em que reconhecemos a sua invisibilidade, percebemos que ela perpassa em muitos aspectos a cultura brasileira e a gente não vê. Então vamos olhar. Uma coisa que me fascina é como a presença africana se manifesta na produção contemporânea de arte no Brasil de diversas maneiras, principalmente no carnaval e na religiosidade. O título da exposição é uma pergunta. Será que a gente não pode ver mais Áfricas do que aquelas que nos são oferecidas? Será que a gente não poderia colocar mais essa questão?", explica o doutor em História e curador da exposição Roberto Luís Torres Conduru, diretor do Instituto de Artes da UERJ.

A arte ocidental e muitos artistas contemporâneos foram intensamente influenciados pelas estéticas africanas. As referências vão das máscaras religiosas aos orixás e às ricas e coloridas padronagens dos tecidos e vestimentas. A mostra conta com obras dos artistas Carlos Feijó, Cristina Pape, Cristina Salgado, Jorge Rodrigues, Júnior de Odé, Leila Danziger, Lena Martins, Malu Fatorelli, Regina de Paula, Wuelyton Ferreiro e Francisco Moreira da Costa.

“África?” ficará em cartaz até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 20h.


ÁFRICA?
Local: Galeria Cândido Portinari / UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2587-7796 / 7182
Inauguração: 14 de outubro de 2008, a partir das 19h
Visitação: até 14 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA

Marcio Albuquerque
Assessoria de Comunicação Social/DECULT/SR-3/UERJ
(21) 2587-7796 / 7182
(21) 9557-4965
comcult@uerj.


Fontes:
http://www.uerj.br/modulos/kernel/index.php?modulo=noticias&cod_noticia=2678

http://www.tijuca-rj.com.br/v02/noticias/africa-vira-tema-de-exposicao-na-uerj/

Nenhum comentário: