segunda-feira, 15 de setembro de 2008

RELAÇÕES LITERÁRIAS INTERNACIONAIS II: Interseções e fricções entre fonias

http://www.institutodeletras.uerj.br/coloquio.html

LOCAL: UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) - INSTITUTO de LETRAS (SALÃO NOBRE)

DATA: 24, 25 e 26 de SETEMBRO de 2008.

HORÁRIO: 9h-12h30 e 14h-17h.

INFORMAÇÕES: coloquiorelinter@gmail.com

Veja a programação em
http://www.institutodeletras.uerj.br/programa.html


Os conjuntos de textos literários reunidos pelo uso de uma língua comum têm sido estudados a partir de pontos de vista extremamente variados que vêm sendo regularmente questionados e requestionados. A própria noção de língua comum é problematizada através da discussão das construções de eixos centro-periferia e de suas implicações políticas, sociais, econômicas, ideológicas e, principalmente, identitárias. Assim, categorias estabelecidas vêm sendo rediscutidas e reformuladas. Veja-se, por exemplo, as polêmicas em torno da noção de francofonia, as recusas em relação ao termo lusofonia e as alternâncias entre os conceitos de hispanidade e hispanismo.

O Colóquio “Relações literárias internacionais : lusofonia e francofonia”, ocorrido em julho de 2007, propôs a discussão das analogias e das dessemelhanças dos processos históricos de construção da lusofonia e da francofonia, a análise das políticas lingüísticas praticadas no âmbito desses dois conjuntos literários e a reflexão sobre as trocas políticas e culturais contemporâneas entre esses campos de saberes. Os resultados positivos dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores participantes apontaram para a pertinência do prosseguimento e aprofundamento das questões tratadas e para a ampliação do espectro de observação. Nesse sentido, em 2008, o Colóquio “Relações Literárias Internacionais : interseções e fricções entre fonias” busca investigar diferentes posicionamentos em relação ao uso de uma língua de escrita dentro dos conjuntos literários em língua francesa, portuguesa e espanhola em suas perspectivas históricas e contemporâneas e os fundamentos e implicações das práticas políticas lingüísticas e culturais desses três campos de saberes.

As comunicações serão apresentadas em português, francês ou espanhol.

O evento é gratuito e prevê um total de 18 horas de trabalhos. Os participantes que desejarem certificado deverão comparecer a, pelo menos, 75% das atividades. Para os que solicitarem certificado de participação será cobrada uma taxa de R$10,00 no ato da inscrição.

As inscrições poderão ser feitas no primeiro dia do Colóquio.

Nenhum comentário: