sábado, 2 de agosto de 2008

Revista Crioula - Chamada para a próxima edição


Chamada para a próxima edição

Prezados alunos e professores,
A Revista Crioula, revista eletrônica dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, terá seu quarto número publicado em novembro de 2008 e está aceitando, até 30 de agosto de 2008, colaborações de alunos matriculados nos Programas de Pós-Graduação, stricto sensu, do Brasil e do exterior, com textos inéditos em meio eletrônico.

Os artigos selecionados poderão compor as seções Dossiê e Artigos & Ensaios.

Para ambas as seções, Dossiê e Artigos & Ensaios, somente serão aceitos os trabalhos que contemplem necessariamente uma perspectiva comparatista abordando, no mínimo, uma literatura de língua portuguesa.

A seção Artigos & Ensaios contempla temas livres, seguindo a informação acima. A seção Dossiê publicará até 6 (seis) trabalhos abordando um tema pré-determinado, especificado na ementa abaixo.

De acordo com a quantidade de textos aprovados para publicação, a editoria poderá eventualmente, a seu critério, publicar um trabalho apresentado para a seção Dossiê na seção Artigos & Ensaios, ainda que o texto atenda o tema do Dossiê.

Ementa:
Tema do Dossiê para este número: A poesia africana de língua portuguesa.
A poesia dos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) erguida a partir da expressão solitária de um sujeito ansiado pela libertação das amarras coloniais e consolidada numa voz coletiva e nacional, se fez ouvir muito além das fronteiras africanas e tem sido fruto de sólidos estudos e pesquisas no campo das literaturas de língua portuguesa, dentro e fora da África. Com o intuito de trazer para o debate acadêmico as colaborações dos pós-graduandos que se dedicam ao tema, serão selecionados para esta seção artigos no âmbito do estudo de cada pesquisador: a poesia de libertação, poesia de guerra, poesia do pós-independência, poesia de escrita feminina etc.

Os interessados em apresentar trabalhos para participar da seleção devem fazê-lo, pelo e-mail revistacrioula@usp.br, enviando em arquivo “Word” anexo identificado com o nome do autor e da instituição. As normas para publicação estão disponíveis no site: http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/index.php


Atenciosamente,

Revista Crioula - Editoria

Nenhum comentário: