sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mia Couto - Venenos de Deus, remédios do Diabo


Novo romance de Mia Couto: VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO

http://www.companhiadasletras.com.br/

Páginas 192
Formato 14,00 x 21,00 cm
Peso 0,253 kg
Acabamento Brochura
Lançamento 11/06/2008
ISBN 9788535912562
Preço R$ 38,00

Bartolomeu Sozinho é um velho mecânico naval moçambicano, aposentado do trabalho, mas não dos sonhos ardentes e dos pesadelos ressentidos que elabora em seu escuro quarto de doente terminal. Ele é atendido em domicílio por Sidónio Rosa, médico português.

A narrativa entrelaça a vida de Bartolomeu, de sua rancorosa mulher, Munda, da ausente e quase mitológica Deolinda, filha do casal, do dedicado Doutor "Sidonho", bem como de Suacelência, o suarento e corrupto administrador de Vila Cacimba, um lugarejo imerso em poeira e cacimbas (neblinas) enganadoras. São vidas feitas de mentiras e ilusões que tornam difícil diferenciar o sonho da realidade.

Aparentemente, Sidónio veio de Lisboa para curar a vila de uma epidemia. Mas é o amor pela desaparecida Deolinda, por quem se apaixonara em Lisboa, que impulsiona seus passos mais íntimos. Quando Deolinda voltou para sua terra natal, Sidónio viu-se teleguiado pelo sonho de reencontrá-la. Mas Vila Cacimba não é o lugar do médico, nem poderá ser jamais. "No fundo, o português não era uma pessoa. Ele era uma raça que caminhava, solitária, nos atalhos de uma vila africana", diz o engenhoso narrador deste belo romance.

-----------------------------------------------------------

* Em www.saraiva.com.br há pré-venda do livro por R$ 29,90.

Abraço,
Riso

4 comentários:

angela disse...

ola RIcardo!Esse livro parece ser bom!, bem ao estilo de Mia Couto, uma junção de sonho e realidade, depois te conto o resultado da minha leitura, bom final de semana, bjos, Ângela

Wanasema disse...

Olá, Ângela!! Pois é, um novo lançamento do Mia gera intensa expectativa. Também gostei da sinopse. Vamos conferir! bjs!!!

Lado B disse...

Esbarrei com o livro de Mia por acaso na livraria, achei interessante o título e folheei.
Ainda nao comprei, mas sei que este será meu proximo livro a ser adquirido.

Wanasema disse...

Também não o comprei, Lado B! Mas quando se trata de Mia Couto há certeza de ser uma agradável e surpreendente leitura.
Valeu a visita! Volte sempre!
Abraço,
Riso